Você quer saber como tirar fotos para o Instagram e deixar seu feed super arrumado pra chamar atenção e ser bem visto profissionalmente?

Então esse conteúdo é especialmente para você!

Seja com o intuito de divulgar seu trabalho ou simplesmente causar boas impressões para cumprir o objetivo que você espera.

Mas sua pregunta agora deve ser a mesma que muitas pessoas se fazem antes de encontrar conteúdos como esse: Como fazer isso sem precisar gastar muito ou até mesmo nada?

Bom, a melhor resposta é que existem alguns truques e sugestões infalíveis que podem te ajudar a produzir fotos de qualidade como muitos blogueiros fazem.

Primeiro, é importante saber que, essas dicas não são difíceis e provavelmente algumas nem serão novidades para você, mas claro, se você conseguir reproduzi-los da forma correta farão toda diferença e não precisará se preocupar com muitas ferramentas.

Vou te mostrar 10 dicas matadoras de como tirar fotos para o instagram para você arrasar daqui pra frente. E, se ficar até o final, te mostrarei um bônus incrível.

Vamos lá?

Dica 01: ILUMINAÇÃO É TUDO

 

Independente de qual seja a sua câmera, aposte sempre nos lugares mais claros.

Exceto, se sua intenção for tirar uma foto escura mesmo, caso seu feed tenha esse estilo de arrumação com tons mais escurecidos.

Então, como eu disse, para garantir uma boa qualidade de foto, o segredo para captar a melhor luz é durante o dia, mesmo que este seja um dia nublado, porém, a luz do sol ajuda no contraste criando sombras e deixa a foto mais vibrante.

Além disso, se você não tiver uma luz artificial para locais mais fechados e escuros, e como nossa intenção de preferência é não gastar, tente ficar embaixo ou próximo à alguma lâmpada.

É bom evitar o flash do próprio celular, ele tira a naturalidade da foto.

Você também pode usar o flash permanente (ou lanterna) de outra câmera para improvisar a luz artificial, deixar os dois aparelhos um ao lado do outro, o que além de iluminar, vai ajudar a dar um toque melhor com a sombra do fundo.

Obs.: Para essa dica em si do flash externo é importante que, a luz seja de led como a maioria dos celulares hoje são (para sua sorte, rs) e que você observe se o fundo vai ressair a sombra com clareza.

Dica 02: AMBIENTE

Seja criativo, mas não exagere.

A ideia é usar o que tem no momento. Então se você viajar e tiver uma paisagem bonita, como cenários naturais, ilhas, praia, cachoeira, ou um local para fazer trilha, uma chácara ou fazenda, é só não perder a oportunidade de fazer bons e vários cliques.

Locais abertos são sempre mais atrativos.

Quando objetos de cores vivas fizerem uma boa composição, fique ligado!

Por exemplo: O verde de plantas, o azul do mar e do céu, o vermelho ou outras coisas de cores intensas como flores, agregam bastante numa foto para deixá-la linda.

E quando não tiver um local como esses acima? NÃO TEM PROBLEMA!

Qualquer local pode virar um cenário perfeito com quem sabe improvisar.

Veja essa foto da Youtuber Victória Rocha:

Perceba que nas duas fotos ela não precisou de muito para fazer uma foto bonita, foi só uma questão de saber combinar todo o conjunto “cores – roupa – lugar – e um bom editor de forma suave”.

Mas e o melhor de tudo? Totalmente improvisado. Passou, viu um local legal e aproveitou!

Obs.: Não existe uma regra para cores ou estilo de roupa, talvez algumas técnicas para montar peças que influenciam juntamente com seu ângulo e o modo que te deixa confortável.

A roupa por exemplo, tem que conversar com o local. Então, as vezes se o local for feio, mas o look for bonito, tira um pouco o foco que o lugar é feio.

Mas digamos que você apenas está em casa e quer fazer umas boas fotos…

Também não precisa gastar com cenário, só arrumar o local de acordo com a ideia que quiser passar e usar os objetos que tiver para combinar.

Perceba que ela arrumou a cama com peças claras para ressair sua única peça com cor na foto.

Mais uma vez, improvise e seja descontraído 😉

NÃO SE ESQUEÇA de dar destaque sempre no que quer mostrar na imagem e que as cores influenciam muito nesse quesito.

Pense nas cores dos objetos que serão mostrados e combine-as harmonizando toda a foto, lembrando de suas roupas.

Dica 03: CÂMERA

Caso seu celular não seja um de última geração, aproveita com o celular do tio, amigo, ou quem você conhece que tenha um aparelho com uma câmera melhor sempre que tiver a chance. Faça muitas fotos e selecione as melhores.

Na DICA 10 você entenderá ainda mais a importância de fazer muitas fotos.

Aqui eu só quero que você se lembre de uma coisa: Seja estratégico e bem planejado.

Todos nós queremos ter uma câmera profissional para tirar fotos com mais precisão, mas sabemos que as câmeras dos celulares hoje em dia estão se aproximando muito na qualidade dos demais aparelhos profissionais.

Então, não se preocupe, com seu celular mesmo você pode fazer boas fotos, só não se esqueça da boa iluminação e de seguir as próximas dicas que te darei.

PS.: NÃO DEIXE DE VERIFICAR E LIMPAR A LENTE DA CÂMERA ANTES.

Dica 04: NATURALIDADE

Ser natural é fundamental em todas as situações, tanto na luz e no cenário, como nas poses, investindo sempre em situações do momento, ou na edição, mexendo no mínimo possível e evitando filtros.

Não perca uma oportunidade de uma boa foto também quando simplesmente perceber que vale a pena tentar. Então, deixa a câmera sempre preparada.

Essa foto por exemplo, com roupa de dentro de casa, tanto ela quanto seu bebê, os dois brincando, mas o momento rendeu um bom clique, e o melhor de tudo: Sendo ela mesma!

Mesmo com filtro, este foi reduzido o mínimo pra ficar apenas a impressão de que nada mais foi mexido.

Então é só tentar e não precisa de muito pra sua foto dar certo.

Também existe uma função na câmera dos celulares onde você pode ativar a opção de HDR para deixar as fotos com as cores mais vivas e ao mesmo tempo naturais e assim evitar usar esta opção nos aplicativos, já que, na maioria das vezes é uma opção com tons muito pesados e que precisaria mexer em outra opções manuais de edição para regular e continuar com o efeito natural.

A intenção nesse momento é praticamente parecer que a foto não foi editada e somente a câmera que é muito boa.

Vá na opção de HDR e clique em “ativar” ou “ligar”.

Essa é uma imagem apenas para exemplificar, mostrar o que é o HDR e lembrar que se você for usar está opção, use diretamente da sua câmera.

Como eu disse acima, evite essa opção dos aplicativos, ou ao menos tente controlar um pouco os efeitos pesados que tragam um desiquilíbrio a imagem.

Em cada celular, a opção pode estar de uma forma diferente, mas no mais, é só buscar nas ferramentas dentro do aplicativo câmera mesmo.

Está disponível tanto em celulares Android quanto iOS.

HDR significa “High Dynamic Range”, ou “Grande Alcance Dinâmico”.

A função foi desenvolvida com a ideia de aumentar o alcance dinâmico da câmera para que ela capture mais luminosidade, mais nítidez, dando um melhor equilíbrio entre as áreas claras e escuras da imagem através de ajustes na exposição.

E a imagem fica assim. É perceptível a diferença mesmo sem nenhuma edição.

Percebeu que as fotos estão com uma boa iluminação? Isso fez quase toda diferença!!

Dica 05: EDIÇÃO

Já que falamos em editar as fotos, é importante lembrar que, tanto para o ambiente quanto para a edição, menos é mais, então nos tratamentos manuais, use ferramentas que melhore as cores, mas sem deixar muito pesado.

Repare que eu vou sempre bater nessa mesma tecla da naturalidade, mas não leve a mal. As fotos com aspectos muito pesados tendem a sobrecarregar o perfil, deixa-o feio e não geram uma boa interação.

Existem diversas funções que você pode mexer na foto e continuar com essa ideia acima, só uma alteração no brilho e um pouco do contraste apenas, por exemplo, já melhora.

Então, agora eu vou te dar alguns truques rápidos.

Alguns aplicativos bons tanto para Android quanto para iOS e muito usado pelos blogueiros que você pode testar para edições manuais são:

Snapseed

Considerado um dos melhores até mesmo pelos fotógrafos profissionais. Além de possuir ferramentas avançadas para explorar a criatividade, você também pode utilizar o recurso de edição automática.

Do lado esquerdo estão as opções de uso automático. E do lado direito, as diversas ferramentas manuais.

Facetune 2

(Apenas para iPhone)

É capaz de transformar fotos comuns em profissionais com suas ferramentas divertidas e fáceis de usar.

Airbrush

Não tem muitos recursos como o Snapseed, mas é disponível para Android e contém algumas ferramentas do Facetune 2 como a opção de clarear os dentes, remover olheiras, realçar o brilho e outras parecidas.

Dica 06: FILTROS

Filtro não é edição, mas você pode escolher alguns que mais goste, que fique mais a sua cara ou que combine com a ideia que você queira passar na foto.

Os dois aplicativos que são bastante utilizados pela maioria do influenciadores digitais são:

ADOBE LIGHTROOM

Com o lightroom você tem uma grande opção de ferramentas e recursos do próprio photoshop, por isso é tão usado pelos profissionais de fotografia. Ele serve tanto para edição quanto para filtros rápidos.

Mas quero dar foco aqui nos filtros mais conhecidos e usados ultimamente: OS PRESETS.

O preset tem ganhado mais força com essa onda do feed arrumado e que vamos confessar, é lindo e viciante mesmo, rs.

Vou te mostrar alguns feed com exemplos de presets diferentes, mas antes quero dizer porque estão sendo tão considerados para organização e beleza.

O segredo é: Seguindo a mesma linha de equilíbrio na hora de tirar as fotos, depois é só incluir o filtro do preset escolhido no momento e não se preocupar com a edição manual, caso não queira ou ache que não precise.

As fotos continuam parecidas por possuírem sempre o mesmo tom, mas sem precisarem necessariamente combinar umas com as outras para completar uma ordem.

O que te deixa livre de certa maneira.

VSCO

De preferência selecione o filtro antes que for editar manualmente. Assim você saberá equilibrar com as outras fotos, em questão de luz, saturação e outras ferramentas desse tipo.

Dentro do VSCO também tem diversos pacotes de filtros muito explorados, porém, na maioria das vezes são mais editados manualmente após aplicar o filtro para equilibrar seus efeitos, do que o Lightroom.

Dica 07: FOCO

Se seu celular não tiver a opção de foco e desfoque automático, apenas segure firme o celular na hora do clique e concentre onde você quer dar mais atenção na foto.

Tenha uma previsão de como você deseja ela editada, para saber dar a distância necessária do objeto ou local de destaque e evitar cortar ou cortar demais.

Ainda assim, opte por não dar zoom em imagens como paisagens e comidas por exemplos, pela quantidade de detalhes existentes e assim a qualidade pode ser prejudicada.

Corte só o que for necessário e com cuidado.

Essa imagem exemplifica também as dicas anteriores. Além de uma ótima iluminação, o celular possui um leve desfoque automático que tem na maioria dos celulares e as cores da foto combinaram entre si.

NÃO USE A OPÇÃO DE BORRÃO DO PRÓPRIO INSTAGRAM.
E cuidado com os pincéis de desfoque dos aplicativos. Eles deixam a foto artificial e as vezes feia.

As duas fotos são de um iPhone XS e são para mostrar apenas como é uma imagem com modo retrato (concentra um desfoque maior e aproxima mais a imagem) e com o modo normal.

Dica 08: ALINHAMENTO

As linhas de grade, é uma ferramenta do próprio aplicativo de câmera do celular que você pode usar, além de ajudar equilibrar o foco, te dá ideia de onde precisará ou não cortar.

Elas facilitam muito na hora de tirar a foto.

A opção “ajustar” do Instagram apesar de ser bem pouco utilizada, pode ajudar muito quando você esquecer de equilibrar o alinhamento da foto e apesar de você ter gostado, não estar bem posicionada.

Dessa forma:

 

Dica 09: POSES E POSIÇÃO

As imagens tiradas tanto na posição horizontal quanto na vertical, lembre-se de dar uma boa distância de preferência, mesmo que sejam selfies, paisagens ou não.

Ajudam a centralizar na hora de postar no Instagram sem precisar cortar, o que ajuda muito, já que a intenção é essa, porque, o Instagram tem um limite de tamanho e faz o recorte automático.

Outra coisa muito importante de lembrar nesse momento é que, espontaneidade é uma chave para as fotos.

O que vão deixar as fotos muito mais atrativas e bonitas são as poses!

Desde uma pose sorrindo ou uma “foto distraída”. Mesmo que esses dois sejam programados, tente manter o máximo da naturalidade possível. Encontre seu ângulo e pronto.

Deixa eu te falar uma coisa.

Você não pode ter vergonha de tirar fotos, mas como isso é super normal…

Então a melhor dica para isso é: Treinar em casa mesmo, na frente do espelho sozinho (a), de porta tranca, fazendo selfies ou usando temporizador para testar fotos mais distantes e espontâneas e assim encontrar seus melhores ângulos, depois só pedir para alguém que já tenha intimidade e se sinta confortável para ir tirando suas fotos seguintes.

Então vai treinando essas pessoas também, rs.

Essas imagens são ótimos exemplos de todas as dicas acima 😊 E inclusive é o esposo dela quem estava tirando suas fotos.

Mas, o bom de se acostumar a tirar suas próprias fotos também é que, volta e meia você irá querer tirar alguma foto e nem sempre terá alguém para lhe ajudar.

Se não, como aproveitar os melhores momentos e lugares como mostrei na dica 02?

Dica 10: MUITAS FOTOS

Sempre que você for fotografar, mesmo não sendo selfies, tire muitas fotos, pois, nem sempre acertamos na primeira.

E às vezes tirando várias fotos, você pode gostar mais de uma, com pequenos detalhes diferentes e decidir postar usando a opção carrossel do Instagram de deixar até 10 fotos e/ou vídeos juntos numa mesma publicação.

Além do mais, para manter um feed bem organizado e engajado, você precisa manter uma constância de fotos.

O que ainda é uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas que querem focar no Instagram profissionalmente e obter resultados.

Por isso, o mais ideal e indicado é que você tenha um cronograma de postagens, mantendo um planejamento de publicação por dia, sempre se baseando em seu melhor horário de engajamento com seus seguidores.

O engajamento é calculado pela quantidade de seguidores e o quanto eles interagem com você.

Esses dois modelos são exemplos que você pode se inspirar com seus melhores conteúdos e horários para os dias da semana.

Só queria mesmo que você entendesse um pouco mais sobre o calendário de posts.

Fique a vontade para construir onde achar mais criativo e fácil!

Por esse motivo também, que é super importante ter muitas fotos para não faltar o que publicar em nenhum dia da semana e seguir a ideia de sucesso do planejamento e constância.

DICA BÔNUS:

Uhul. Chegamos no bônus. Estou feliz por você!!!

Agora que você sabe como tirar ótimas fotos para o Instagram, vou te dar uma dica infalível para organizar o seu feed e deixá-lo ainda mais bonito.

O aplicativo UN UM permite que você conecte sua conta com ele e assim passa a ter acesso as suas fotos já publicadas. Você pode também deixar aberto mais de uma conta.

Infelizmente não é possível mover essas fotos do seu lugar, apenas as que ainda irá postar, importando do seu rolo de câmera, selecionando e organizando como você acha que ficará melhor.

E a partir daí, você decide o que continua e o que exclui, fazendo o teste antes, combinando umas com as outras, além da opção de publicar no seu insta diretamente do aplicativo.

Você pode selecionar as fotos para trocar de lugar e adicionar uma outra conta, caso tenha mais de uma.

 

Observe que, algumas imagens têm o símbolo do Instagram. Essas são as que já estão publicadas em seu perfil.

E o print do mesmo no lado direito tem algumas fotos novas com a opção de posicioná-las. Essas são as que ainda fazem parte de um teste para ser publicada.

O UN UM te dá a liberdade de ver antecipadamente se o filtro das fotos que você escolheu vai ficar legal.

Divirta-se com seu insta de cara nova!

Share This

What's your reaction?
3Massa!1Lol1Wow0Love0Lamentável0Grrrrr

Leave a comment

Quer receber nosso conteúdo em primeira mão?

Get the latest and greatest design news every week!

Quer receber nosso conteúdo em primeira mão?

Get the latest and greatest design news every week!

Copyright ©  Design e UX por Leandro Lobo2019. All Rights Reserved.
Copyright ©  Design e UX por Leandro Lobo2019. All Rights Reserved.